Safra 2025/26 com projeções otimistas

A semeadura da soja no Estado já começou, marcando o início da safra de verão 2025/26. A expectativa é de uma produção total de aproximadamente 35,3 milhões de toneladas de grãos, o que representa um aumento de 27,3% em relação à safra anterior. A Abertura Oficial do Plantio da Soja foi realizada no município de Júlio de Castilhos, onde foram anunciadas as projeções para a cultura: a produção de soja deve chegar a 21,4 milhões de toneladas, um salto de 57,14% comparado à safra 2024/25. Mesmo com esse expressivo crescimento na produtividade, a área plantada será ligeiramente menor, totalizando 6,74 milhões de hectares, o que representa uma redução de 0,8% em relação ao ciclo anterior, conforme dados da Emater.


Produção gaúcha em alta

De acordo com a Emater, o estado deverá alcançar um total de 35,3 milhões de toneladas de grãos, o que representa um crescimento de 27,3% em relação ao ciclo anterior. Além disso, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Estado será o quarto maior produtor de grãos na safra de verão 2025/2026 no país, com 9,5% da produção nacional, atrás apenas de Mato Grosso (1º), Paraná (2º) e Goiás (3º).


Clima favorece a safra

O cenário climático para a safra 2025/26 é mais favorável em comparação aos anos anteriores, com menor probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña. Isso deve garantir condições mais regulares de umidade, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. Entre os principais municípios produtores de soja com cultivo irrigado no Rio Grande do Sul estão São Borja, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santa Bárbara do Sul e Boa Vista do Cadeado, segundo a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2025.


Safra de arroz com redução de área

O plantio de arroz já começou no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 70% da produção nacional. Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), já foram implantados 17,5 mil hectares, de um total estimado em 920,07 mil hectares para o ciclo. De acordo com o Irga, o mês de outubro é considerado tecnicamente o período preferencial para a semeadura do arroz irrigado no Estado, garantindo melhor aproveitamento das condições de solo e de clima. A produção de arroz no Rio Grande do Sul deve registrar queda de 8% na próxima safra, enquanto a produção nacional pode recuar cerca de 30%.


COP30: maior conferência climática do mundo

A COP30, 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). Considerado o maior evento global dedicado ao enfrentamento das mudanças climáticas, a conferência reunirá líderes mundiais, cientistas, representantes da sociedade civil e organizações internacionais para discutir e negociar ações contra o aquecimento global. Todos os 198 países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) estarão presentes, com delegações de chefes de Estado, diplomatas e negociadores. A participação de ONGs, líderes empresariais e representantes de comunidades tradicionais também está prevista, ampliando o debate sobre justiça climática, preservação ambiental e transição energética.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Universo Pecuária: carne, inovação, negócios e conexão entre campo e cidade Anterior

Universo Pecuária: carne, inovação, negócios e conexão entre campo e cidade

Cruz Alta recebe a 18ª edição da Feira do Trigo Próximo

Cruz Alta recebe a 18ª edição da Feira do Trigo